vendredi 4 décembre 2015

Pâtisserie française - Deuxième partie/ Confeitaria francesa - segunda parte: Les financiers


Financiers

Délicieux accompagnés d'une crème anglaise et d'une mousse au chocolat. Les financiers étaient à l'origine de petits gâteaux de forme ovale, fabriqués par les sœurs de l'ordre des visitandines, jusqu'à ce des suisses décident de reproduire la recette en lui donnant une forme différente pour qu'on ne les accuse pas de plagiat. C'est ainsi que les gâteaux prirent la forme de lingots (Suisse oblige) et le nom de financiers.

Information extrait du site: 


Financiers
Voici une recette:


Pour les brèsiliens:

Para os brasileiros:

O nome é sugestivo. Dizem que os financiers – que traduzido para o português significa financeiro – foram assim batizados por terem surgido no entorno da Paris Bourse du Commerce, antiga bolsa de valores da capital da França, lá no início do século XVIII. Para agradar os executivos da área, uma pâtisserie adaptou uma receita da Idade Média de forma que eles não sujassem as mãos ao comê-los. Os petits-fours eram assados em pequenas forminhas baixas e retangulares, lembrando barrinhas de ouro. Se a história é verídica, ninguém sabe ao certo, mas todos concordam que a receita é um dos maiores tesouro franceses.
Tradicionalmente o financier, que é um bolinho de consistência fofa e úmida, é preparado com farinha de amêndoas. Para deixar a massa ainda mais leve, são usadas apenas as claras do ovo, descartando as gemas. “Mas o grande segredo está na manteiga queimada”, conta Aloízio da Mata, gerente de produção da Trigopane. É isso que garante que o bolo fique crocante por fora e levemente puxento por dentro. Os tamanhos e formatos variam bastante. Hoje, é mais fácil achá-lo na forma de minibolinhos arredondados.
Informações extraídas do site:

Várias receitas francesas levam farinha de amêndoas. Na França esta farinha é um ingrediente bem acessível, mas eu sei que no Brasil ela é cara. Me perguntam, sempre, se podemos substituí-la por  farinha normal ou de rosca.  Eu não recomendo a substituição. A farinha de amêndoa traz uma umidade e um sabor incomparável às receitas.
A solução que sugiro é fazer em casa a sua própria farinha de amêndoas. A receita é simples e você pode conservá-la em um pote bem fechado ou num saco a vácuo por meses.
Anote aí.
Farinha de amêndoas
Farinha de amêndoas
Farinha de Amêndoas Caseira
500 g de amêndoas inteiras, wok ou frigideira grande, panela, peneira, processador ou liquidificador.
Encha uma panela de água e leve para ferver. Ferveu, jogue as amêndoas inteiras e deixe por 2 a 3 minutos na água fervente. Escorra.
Descasque as amêndoas. Para isso, basta pressioná-las entre o polegar o indicador. A casca sairá  facilmente.
Em um wok (ou frigideira grande) antiaderente seque as amêndoas em fogo baixo por dez minutos. Elas estarão boas quando começarem a crepitar, sem coloração.
Coloque-as no processador (liquidificador) e bata até obter um pó fino.
Volte este pó para wok para terminar de secar a farinha.
Por fim coloque em um recipiente livre de umidade. Deixe esfriar completamente e tampe.
Uma vez que você tem a sua farinha de amêndoas para usar a vontade, chegou a hora de eu te dar a receita do financier, deliciosa patisserie clássica francesa.
Financier
Financier
Financier de Amêndoa
Ingredientes: 170g de manteiga, 120g de farinha de amêndoas, 4 claras, 45g de farinha de trigo,140g de açúcar,1 colher de chá de essência de baunilha ou 1 sachê de açúcar de baunilha.
Misture a farinha de amêndoas, a farinha de trigo, a baunilha e o açúcar. Bata as claras em neve e delicadamente  adicione aos ingredientes secos.
Derreta a manteiga e a acrescente à mistura com uma colher de pau. Se você tiver tempo, deixe a massa descansar na geladeira 24 horas, o resultado será melhor, o financier crescerá mais.
Coloque a mistura nas formas e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 15 minutos. Retire do forno quando estiverem levemente dourados por cima.
Acima a receita de base, mas você pode acrescentar nela o que desejar: chocolate, geléias de framboesa ou morango, pistache, frutas secas…
Se você não tiver formas retangulares pode usar formas de muffin ou mini bolinhos, sem prejuízo nenhum. Esta receita fácil é uma ótima opção para um café/chá da tarde.
Informações extraídas do site:

Share this article :